Pessoal,
Dando continuidade às informações sobre os equipamentos para o Raid del Fin del Mundo, ou, ao menos aqueles que estamos providenciando e acreditamos serem úteis...
Resolvi elencar algumas pequenas coisas que podem ajudar em muito um moto-viajante na hora da adversidade. As fotos acima estão com numeracão para facilitar o reconhecimento sobre o que se fala. Única exceção é o aparelho de GPS que deve ter uma explicação maior, mas que não estamos capacitados a fornecer.
Estes equipos acima têm em comum o fato de serem, em regra, um peso e um monte de badulaques a carregar e, se tudo der certo, jamais sairão dos bauletos... Mas...sempre podem ser úteis e é nessa hora que o vivente vai agradecer por ter carregado ou espraguejar o mundo porque resolveu levar um sapato a mais (que nunca usará!).
O quadro que se desenvolve é aquele: "- Chegamos numa cidade, sem estadia, teremos que tocar por mais uma ou duas horas, pegamos noite (apesar de nunca, em regra, viajarmos a noite) e, naquele maldito descampado, furou o pneu..." Neste quadro estão você e sua companheira de viagem, cansados, com fome (deve-se levar sempre algo para comer, barrinhas, bolacha... e agua, muita agua!). O que você faz??? Se teve a preocupação antecipada, com a maior tranquilidade e a cara de vitória desce da moto, retira o kit de conserto e resolve em 5 minuntos. Depois, olha a esposa com aquela cara de surpresa e diz: "- Viu porquê não cabia aquela sandália linda???".
Deixando de lado a brincadeira, vamos a listagem:
1. Lanterna (funcionando e revisada) - Há vários modelos no mercado, nós optamos por uma pequena, potente, utilizada em alta montanha e que se coloca na cabeça, deixando as mãos livres para o trabalho e que não é ligada na parte elétrica da moto, o que confere maior liberdade.
2. Canivete multi-uso. (dispensável maiores comentários...)
3. Tubo inflador de pneu TIP Classic - existem diversas forma de encher pneus, desde compressores elétricos pequenos, bombas manuais e outros. Este modelo específico consegue encher até 3 pneus de moto, de forma simples e é recarregável em qualquer estabelecimento que trabalhe com extintores. Pequeno, pesa em torno de 1 kg. Já usamos e foi muito tranquilo.
4. Espuma reparadora de pneu - muita prática e simples de usar, com um problema... dependendo do furo não veda o suficiente para rodar mais que alguns minutos. Então, como auxiliar e para certos casos, é sem dúvida o mais rápido, nem que seja para levar a moto até um posto. Temos que lembrar que as vezes podemos estar sob chuva intensa e remendar pneu assim é bastante desconfortável.
5. Bomba de ar comprimido - este equipamento pertence ao kit comprado na http://www.touratech.com/. As 4 ampolas permitem encher o pneu sem maior problema, mas esvaziam e acaso se necessite de mais ar antes de se conseguir um borracheiro... Neste caso, a ampola está junto com a bomba que permite usá-las sem congelar as mãos.
6. Medidor de pressão dos pneus, afinal, já que estamos fazendo o serviço, façamos bem feito.
7. Cola e bico de ar para poder usar devidamente o kit.
8. Espátula para ajeitar o furo e colocar o remendo.
9. Remendo.
10. GPS - Capítulo à parte, existem diversos modelos no mercado, inclusive para motocicletas.
Este é o 276C da Garmin, é um aparelho rústico, sem muita tecnologia como touch-screen, mas muito eficiente e com uma tela grande. O uso de GPS é muito discutido em viagens, tendo pessoas que preferem viajar sem. Nós acreditamos que facilita em muito a vida. Seja pela seguranca de localizar postos de combustível, seja pela tranquilidade de saber que horas anoitece, ou, nas grandes cidades, a facilidade de achar um hotel depois de longas horas. Como tudo que é eletrônico, pode errar e devemos sempre ter um mapa de papel junto. Nem sempre o caminho roteado pelo GPS é o mais indicado, mas como um auxiliar é de grande valia.
Os mapas em geral são gratuítos, como proyecto mapear da Argentina ou o Tracksource no Brasil e são mapas confiáveis e muito bons.
Por hora era isso, agora faltam 27 dias para a partida... Avante!!!