"Nada emociona mais do que partir de si próprio rumo ao desconhecido. Na verdade... partir ao próprio encontro."

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Equipos I - Jaquetas - uma preocupação a menos...


Continuando na série de preparações para o Raid del Fin del Mundo... uma de nossas maiores preocupações para a viagem é a temperatura que será enfrentada. Estaremos viajando em uma época que ainda é bastante frio para a Região Patagônica e somente quem já enfrentou várias horas de frio intenso sabe como pode ser complicado fazer isso sem os equipamentos térmicos adequados.
Como nossas jaquetas não eram adequadas para viagens longas com todo o tipo de clima, decidimos adquirir novas jaquetas com caracterísiticas 4 season (toda estação), e com especial atenção ao isolamento térmico.
Após muita pesquisa e conversa com amigos que estão acostumados a viajar, concluímos que o produto deveria ter forro de inverno, forro de chuva impermável (que serve para chuvas esparsas ou menor quantidade) e obrigatoriamente com ventilação para o calor. Note-se que impermeáveis muitas são, mas a característica fundamental é a transpiração, porque muitas jaquetas são impermeáveis, mas não transpiram e com isso o suor faz com que fiquemos úmidos (calor do próprio corpo) e com o frio... gelados!
Outra necessidade era o conforto e a proteção, deveria ter as proteções adequadas e ser em Cordura, material externo que gera conforto pela maciez e tem alta resistência a abrasão.
Ao procurar no mercado encontramos poucas marcas que atendem todas as exigências de uso, sendo algumas a BMW, SPIDI, RUKKA, UVEX e REVIT (Algumas marcas são ótimas em Botas ou luvas - de Gore-tex, mas não tem jaquetas de viagens de aventura apropriadas, como por exemplo a Alpinestar). Todas com seus prós e contras, mas de um modo geral dentro do mesmo padrão. Destas, destaco a Rukka como sendo a melhor entre todas, por uma questão fundamental: o peso (pesa a metade das demais) e tb modelos masculinos e femininos específicos. Todavia, custa mais que o dobro das demais (US$ 1200,00 - lá fora) e no Brasil é impossível de encontrar com sortimento. Das demais, após todas as análises, decidimos que a REVIT detinha o melhor pacote pelo menor custo.
Consegui informações preciosas sobre o produto com um viajante experiente (Allan - http://soateoatacama.blogspot.com/) que utiliza a mesma jaqueta e verificamos que havia modelagem feminina, com as mesmas caracterísiticas que a masculina (problema comum somente haver versão masculina tida como "unisex").
Fomos literalmente à luta para conseguir as jaquetas e quem nos resolveu a questão foi o atencioso Dennis, da http://www.beachmoto.com/ revendedor da REVIT nos USA e participante do fórum internacional http://www.advrider.com/ (teve paciência de prontamente responder um batalhão de perguntas e dúvidas, sem hesitar e sem qualquer problema, ainda mais considerando meu péssimo inglês!). Escolhemos dois modelos, o masculino Cayenne Pro Jacket e o feminino Sirene, ambos em cordura, com forros e ventilações e proteções, como havíamos decidido. Obviamente que produtos de qualidade têm seu preço, mas conseguimos por preço bem razoável. O Dennis nos mandou diretamente para casa em Porto Alegre-Brasil e ficamos realmente muito satisfeitos com as jaquetas, confortáveis, com diversas regulagens e muito versáteis. Sem dúvida ótima relação custo x benefício.
Para testar, fomos para a estrada no final de semana mais frio por aqui em uma década, temperatura próxima a zero grau centígrados... e o resultado foi impecável! (Thanks a lot Dennis!).
Muitos devem se perguntar porque tanta preocupação com o equipamento?! Acredito que a sorte favorece os preparados e certamente um bom equipamento (melhor que se consegue ter - comprar dentro da condição de cada um é claro!) é um dos fatores que podem ajudar ou impedir que se termine uma expedição de aventura.
Nos próximos dias estaremos disponibilizando um sumário com fotos dos equipamentos que estamos usando na motoca e de uso pessoal para que àqueles que queiram fazer suas viagens possam opinar ou ter como base para as próximas aventuras.
O consumidor brasileiro ainda é muito pouco informado e exigente com os produtos, o que favorece marcas oportunistas e sem qualquer qualidade. Acredito que é muito caro pagar 100 doláres em um produto desqualificado, mas pode salvar a vida pagar 300 dólares em algo que funcione adequadamente em caso de necessidade. Por isso a preocupação e por isso acredito ter feito um ótima aquisição.
Acima uma fotinho para ilustrar a roupa que usaremos todos os dias nesta expedição!

Em breve novas notícias e por enquanto... Avante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário