"Nada emociona mais do que partir de si próprio rumo ao desconhecido. Na verdade... partir ao próprio encontro."

sábado, 24 de novembro de 2012

Aprender é sempre um lugar para ir...

Faz bastante tempo que não postamos mensagens, mas tudo na vida tem uma razão de ser... Em decorrência de trabalho, moradia e outras coisas, acabamos deixando um pouco de viajar de moto, tendo inclusive vendido a motoca de viagem.
Mas...como quem anda de moto é um compulsivo, não consegui ficar muito tempo sem algum aparelho para andar e, também por sugestão da Márcia, decidi mudar um pouco o estilo de moto e experimentar um diferente. Já tive moto custom, então resolvemos adquirir uma F800R - naked. Claro que perdi basicamente minha parceria de passeios, depois de andar na GSAdventure, voltar a uma moto bem mais dura... Enfim, acabei decidindo "aprender" um pouco de pilotagem, porque apesar da minha razoável km rodada em viagens, me sentia inseguro em algumas manobras e com alguns vícios de condução. Me informei com amigos e acabei fazendo 3 cursos de pilotagem em autodromos, alguns mais voltados para direção defensiva, outros mais para condução esportiva (ou seja, buscando os limites).
A primeira coisa que deve-se mencionar eh que TODOS deveriam fazer esses cursos, e isso descobri porque não conhecemos o potencial da máquina e nem nossos próprios limites de condução, como frenagem, inclinação, aderência...
Conclui que a maioria dos acidentes ocorre por absoluta falta de habilidade ou conhecimento do condutor, ou seja, muitos acidentes poderiam ser evitados se o piloto tivesse passado por um ou dois bons cursos de pilotagem. Mesmo que não deseje "andar na pista".
O envolvimento acabou se mostrando muito prazeroso e fiz diversos "track days". Alias, hoje entendo que "macho" mesmo tem que acelerar na pista... lá é onde se separar os homens dos meninos e digo isso porque em uma pista sempre haverá alguém mais rápido, mais "louco" e a moto sempre estará acima dos limites do ser humano. PS: sem ter qualquer desculpa de trânsito, polícia, etc...
Mas o real aprendizado das pistas para mim, como motociclista, foi descobrir os meus próprios limites, e ir, com técnica e auxílio especializado, expandindo-os, na minha margem de segurança.
Claro, a comunidade motociclistica eh enorme e acabei por descobrir também inúmeros amigos!
Com o passar dos treinos fui melhorando um pouco aqui, um pouco ali, e acabei por trocar a F800R por algo um pouco mais forte, uma Suzuki Srad 1000, feita para pista...não preciso dizer...comecei do zero a pilotagem...porque? A diferença entre pilotar motos é tão grande que me senti como quando fiz minha habilitação para moto... Aliás, ainda estou em processo de adaptação na motoca, pois a posição, as reações, tudo eh muito diferente.
Descobri que aqueles sujeitos do MotoGP são verdadeiros loucos... e que requer muito técnica e aprendizado.
Hoje me sinto muito mais confortável para pilotar na rua e lidar com os riscos do trânsito e por incrível que pareça, não sinto qualquer necessidade de acelerar fora da pista...porque depois que se descobre o prazer de acelerar de verdade em um local próprio para isso, se percebe quanto é gostoso simplesmente passear de moto curtindo as arvores, estradas e pessoas pelo caminho, sem qualquer pretensão de velocidades ou radicalidades nas ruas.
Enfim...aprendizados...e agora???? já estou com aquele bichinho me incomodando para voltar para a estrada...acho que terei que entrar 2013 organizando alguma trip longa e demorada...
Por enquanto, algumas fotinhos desta fase..
PS: agradecimento à RAD racing school e ao Chacal Photo Racer!








2 comentários:

  1. Ola Felipe e Marcia, é o Leo funcionário da FORBIKE! Tudo bem por ai? Te rendeu aos encantos das motos esportivas é? que legal, parabéns pelas aquisiçoes, quero conhecer o aparelho novo eim?!?! kkkkk vamos marcar algo,botar a conversa em dia. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Motos ... nossa, eu não vivo sem a minha! Não consigo passar um dia sem a minha.

    ResponderExcluir