"Nada emociona mais do que partir de si próprio rumo ao desconhecido. Na verdade... partir ao próprio encontro."

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Equipos III - Dois Problemas: Uma solução!




Pessoal,


Há uma consideração importante a ser feita com relação aos equipamentos escolhidos para nossa viagem, qual seja, que todos os equipamentos aqui mencionados são adquiridos com economias próprias e não há nenhum caráter de propaganda ou divulgação, nem de produtos, tampouco de lojas. Aliás, basta verificar que disponibilizamos informações de diversos fabricantes e colhidas ao longo de muito tempo e algumas viagens.
Ocorre que escolher o melhor equipamento (e principalmente conseguí-los) é um dos grandes calvários pelo qual passa cada um de nós, motociclistas. Muitas vezes nem dispomos dos produtos para podermos avaliar, e portanto, é um despautério investir em algumas coisas que sequer se sabe se funcionam.
Todavia, considerando que corremos diversos riscos comprando sem conhecer e importanto sem ter certeza, decidi colocar nossa experiencia com os equipamentos, como forma de poupar a muitos, dinheiro, tempo e paciência para descobrir. É claro que temos somente uma opinão, que será contestada por muitos e divergente de vários, mas pode colaborar ao menos no debate e para que tenhamos cada vez produtos melhores à disposição. O mais importante é que cada um se sinta confortável com aquilo que dispõe e confie no seu material. Chegando ao fim da viagem é a conta.
Mas seguindo na idéia de disponibilizar o material preparativo que iremos usar para nosso Raid, jamais com o intento de colocar uma marca ou outra como incontestável, mas como uma possiblidade, adentro no tema que mais causa furor nas listas e debates... BOTAS e LUVAS!!!
O assunto será tratado com um só, porque, em regra, a solução é a mesma.
Os pés e as mãos são as partes mais sensíveis em caso de queda ou acidente de motocicleta. Não estou falando de acidentes monumentais, porque não há nenhum equipamento que permita segurança total neste caso. Mas, e aquele tombo bobo, decorrente de um pouco de cansaço ou falta de atenção? Aquele que todos nós dizemos: - Puxa, não precisava ter acontecido! Pois é, na maioria dos casos, é este tombo que atrapalha muito uma viagem e é ai que faz diferença um bom equipamento de proteção, porque a moto caiu em cima da perna, ou bati com o pé numa pedra ao derrubar a moto, ou bati com a mão no chão... Se você não estiver com uma boa bota ou uma luva adequada... vai descobrir que os reais economizados para usar uma bota de montanhismo e não uma específica para motocicletas faz a diferença.
Dois aspectos são importantes para as botas e luvas, o primeiro e mais fundamental: a segurança. Ou seja, devem, obrigatoriamente, oferecer proteções para os dedos com reforço (se possível em metal no caso das botas e reforço para as mãos), para o tornozelo afim de evitar uma entorse, e na canela, para evitar que se frature um osso desnecessariamente. Nós demos preferencia ao couro legítmo, porque além de durar mais, toma aos poucos o formato do pé e da mão, o que torna mais confortável o uso (se alguem disser que usar botas de motocicleta o dia todo é ótimo, não se engane, depois de 12 horas, todas são um inferno...). Mas há diferença entre sentir alívio ao tira-lás e ser obrigado a tirá-las... Assim, segurança e conforto podem coexistir, em grande medida.
O segundo aspecto, viajar durante 8 horas, com chuva e frio, com os pés e mãos molhados...somente quem já fez para dizer quanto vale um pé e uma mão seca! Ou seja, o segundo aspecto importante é a impermeabilidade. A impermeabilidade será sempre relativa, ou seja, mesmo um tecido como o Gore-Tex, que pode ser considerado 100% impermeável e respirável, tem um grau de resistência à chuva (bem elevado diga-se de passagem), mas a umidade muitas vezes acaba por deixar as extremidades com a sensação de que passou água. Assim, após adquirirmos vários modelos, acabamos encontrando aquele conjunto que para nós pareceu ideal, ou seja, em couro, com proteções especiais e com Gore-Tex. No caso das luvas, foram necessários dois pares para cada um, porque considerando a problemática do frio, as luvas também necessitam ser grossas. E pilotar assim, com pouco tato, somente quando se faz necessário. Assim temos uma luva de uso rotineiro, em couro e Gore-Tex e outra para frio, também em couro e Gore-tex, mas com um reforço para baixas temperaturas.
Desta forma, optamos por uma Bota Alpinestar Effex (adquirida em loja que já fechou e eu ainda fiquei com crédito = prejuízo de uns bons reais) e a Oxtar (TCX) Sunray feminina (www.rs1.com.br), ambas com as mesmas caracterísitcas e testadas em viagens. Para as luvas, o problema se dá na versão feminina que com o tecido Gore-Tex há poucas marcas disponíveis com tamanho adequado. Verificamos a disponibilidade da Rukka e da BMW Pro-Winnter (compramos da www.sierrabmwonline.com). Destas, foi mais simples conseguir a da BMW, excelente produto. Na versão masculina, conseguimos uma Alpinestar WR-3 (www.motorcyclegiant.com), com otimo custo X benefício. Para o uso diario, feminina Ixon (www.sobrerodasracing.com.br) e masculina BMW Pro-Summer.
Não são produtos baratos, aliás, ao contrário, tem um custo relativamente alto, mas e quanto custa colocar pinos nos dedos ou no tornozelo? Ou acabar aquela viagem dos sonhos por causa de uma escoriação no pé ou na mão do acelerador?
Pois é... se existe algo que permita uma melhor proteção, preferimos.
Em suma, são equipamentos que nos estão servido muito bem, já testados em algumas viagens. Enfim, ao menos podemos recomendar com tranquilidade. Há outros? Com certeza!
Bom, por ora era isso, na sequencia, outros equipamentos serão colocados! As fotos acima são apenas para demonstrar.
Avante!!!

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