"Nada emociona mais do que partir de si próprio rumo ao desconhecido. Na verdade... partir ao próprio encontro."

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Enfim Carretera Austral!








UUUUUFFFFAAAA!!!!
Este suspiro é de alivio, porque tocamos os primeiros 150 km de rípio da viagem dentro do Chile.
De início, começamos com informações equivocadas que davam conta de posto de abastecimento em Futaleufu... ficamos somente com o fu.... deixamos de abastecer na Argentina para enfrentar o primeiro rípio leve e acabamos com pouca gasolina. Em Futaleufu não tem qualquer posto de combustível, por sorte temos um tanque de 33 litros que descobririamos mais tarde tem 34,5 litros... sim rodamos 600 km com um tanque, e viva aqueles alemães de novo...
Saimos de Futaleufu onde ficamos na Hosteria Rio Grande (pachile.com), muito bem atendidos e confortavelmente instalados, com destino a La Junta, 150 km de rípio.
No início, maravilha, paisagens de tirar o folego e poderiamos parar em qualquer lugar para fotos porque todo o trecho é lindo e o rípio firme e compacto. Mas por 5 kilometros... tinha uma patrola no caminho (não à vimos, somente seu servico) e de repente, estamos nós numa subida, rípio patrolado, ou seja, tudo solto, cheio de pedras e areia e estão vindo duas bicicletas em nossa direção... não sei dizer até agora quem estava com a cara mais assutada, nós que poderíamos atropelá-los ou jogá-los para fora da estrada ou eles vendo a moto dançar para onde bem entendia... Não os atropelei... mas fui parar uns 20 metros adiante, no costado da estrada, com a Márcia aos berros no comunicador e toda atravessada na moto...mas paramos em pé! O orgulho ficou firme... mas as calças...
Passado o susto (nosso e deles) fomos adiante... bom, até lebres atravessando a estrada correndo nós vimos!
A evolução da viagem era muito lenta porque com a moto carregada, pouca gasolina e o rípio pela frente a cautela exigia que chegássemos inteiros...
As paisagens... a Marcia talvez possa comentar mais sobre isso, mas eu posso relatar cada buraco que vi. rsrsrsr
bricadeiras a parte, o trecho é fora da realidade e vale cada metro de dificuldade enfrentada. Mas aviso aos incaltos, a Ruta 7, Carretera Austral não é lugar para o cara se sentir macho... pois cobrará seu preço, é inóspita, linda e perigosa, ao menos de moto e carregada com garupa. Quem vem tem que aprender que paciencia é uma grande virtude e disposição mais ainda.
Compensa? SEM DÚVIDA, só de pensar que estava passando onde outros destemidos aventureiros passaram, não tem preço. Nào me saiam da cabeça as histórias do Clodoaldo Braga e outros livros que li. Hoje posso orgulhosamente dizer, até um pedaço consegui chegar... como vai ser adiante, não sei, mas também não importa, a alegria vem aos poucos, todo o dia que a aventura termina para recomeçar.
Encontramos um sueco que estava a 2 meses na estrada e também vai para Ushuaia... só que de bicicleta... ou seja, tem gente bem mais maluca!!!
Digno de nota foi a informação passada pelo Rensen, dono da Hosteria Rio Grande, quando perguntado se teria garrafa de agua mineral para levarmos... para que? voces não vão pela estrada que margeia o rio? sim, é claro! então? para que água mineral, é somente para e beber!!! E foi o que fizemos!
Por fim chegamos a La Junta, no Hotel www.espacioytiempo.cl onde ficamos. Excelente hotel, com atendimento pelos donos. Na chegada estavam algumas lhamas no jardim comendo... dá para acreditar???
Ficamos muito bem instalados e recomendamos o local. A janta... uma liebre (se lembram daquela..quem não é visto não é lembrado!) e um cervo com vinho local,rsrsrs dos bons!!!
Bom, amanhã estaremos de saída para Coihaique com trechos em rípio e asfalto, vamos ver no que dá! Temperatura aqui entre 10 e 15 graus, pouca chuva, mas nublado, ou seja, muito tranquilo.
Pelo SPOT o pessoal está conseguindo monitorar onde andamos e é uma grande tranquilidade saber que em qualquer lugar teremos resgate em caso de necessidade. Se não for necessário, saberemos por onde andamos mesmo depois de termos voltado!
Outro aparelho muito importante é o GPS, dá uma ajuda e tanto e nos permite curtir a viagem e não ficar estressado procurando que estrada deveremos seguir, ou fazer trechos equivocados e depois ter que refaze-los... entao, recomento seu uso!
A estrada? para quem quiser se aventurar, sem garupa e com disposição, é um abraco! Com garupa? cautela e calma que despacito (devagar) se chega lá!
Hoje estou indo dormir onde meus sonhos já dormiam há muito tempo e com o espírito dividindo espaço com muitos outros antes de nós que por aqui passaram... sem dúvida FELIZ!
AVANTE!!!

12 comentários:

  1. Caros amigos Felipe e Marcia, saudações gaudérias,
    Que espetáculo de imagens e relato! É isso meu garoto, vai com calma e paciência vc chega ao destino traçado e não perderá a garupa hehehe.
    Fico aqui a me recordar de cada momento... não tem como traduzir em simples palavras escritas ou emitidas de viva vóz, tem que estar ai para sentir no peito e na alma... Continue com a proteção dos anjos de guarda e do Supremo Criador.
    Frateno motoabraço - Renato Lopes - Santa Maria - RS

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe e Márcia,

    Estamos aqui acompanhando passo a passo a viagem de vocês!
    Sucesso! Aproveitem cada segundo, pois é merecido!
    Abs,

    Maho.

    ResponderExcluir
  3. Realmente espetacular a viagem.
    A carretera austral é o lugar mais belo que já tive oportunidade de passar.
    se pousares por puyhuapi, ou lago assim, se hospede na pensão de uma alemã, logo na entrada da cidade (tem até foto do marido, ex-piloto da luftwaffe na parede)...

    abraços, que sigam as espetaculares aventuras....

    ResponderExcluir
  4. Felipe e Márcia!
    Parabéns não só pela viagem, mas principalmente pelo relato!
    Sei de carteirinha como é difícil fazer relatos no meio da canseira de viagens, mas, vocês estão dando um show também nesse quesito!!!
    Continuem firmes, sempre juntos, até o fin del mondo!!! Não cheguei lá ainda, mas já estive bem perto! Sem dúvida, vale muito a pena, e não vejo a hora de ir novamente!!!
    Quando voltares, pode escrever um livro!
    A forma que escreves é espetacular!
    E olha que eu sei do que estou falando...
    Impagável!
    "Parabénses" duplos novamente!
    Abraçôlhetas;
    Adv

    ResponderExcluir
  5. Os caras lá no Chile são tão "enjoados" que até os touros que puxam a carroça, do tiozinho, são PO's!!! hehehehe

    O relato tá melhorando! rsrsrs
    A "pendura" num vai descrever suas emoções?
    Ou ela está "chocada"?

    Abr.,
    CP!

    ResponderExcluir
  6. Felipe e Márcia,
    Como disse Adv belo relato q estas fazendo digno de um ESCRITOR. Pois estou sonhando viajando com vcs quem sabe q este sonho não se torna realidade, que DEUS continue acompanhado-os !!!

    ResponderExcluir
  7. Felipe e Márcia,

    estou acompanhando e viajando diariamente com vcs.
    Muito boa a ideia de passear e fazer o relato; assim vcs levam todos nós na carona! Viajar com calma e parando - para apreciar os lugares, aí, sim, é bom.
    Estou louca para ver a Vila Angostura, pois o Ramon amou o lugar e, como não pretendo ir por lá (essa coisa de moto e/ou rípio não faz a minha cabeça), poderei finalmente conhecê-la.
    Na volta, quero ver as fotos, heim?
    Fiquem com Deus e boa viagem!!!
    Abçs,
    Maria Valéria.

    ResponderExcluir
  8. Meus Amigos.
    Uma grande viagem para vcs, sempre que receber algo, estarei lendo, sou viajante, adoro isto.
    Um abração, saude paz e amor, sigam com Deus.
    Dindo

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelas belas imagens e destinos de viagem. Tento convencer minha namorada a ir comigo. Até entendo ela pois ainda não conquistei a minha BMW. Abraços.Convido a visitarem meu blog www.fuidemoto.com

    ResponderExcluir
  10. Nazira Quintana Hamer22 de julho de 2012 às 08:14

    Haaa, copiei algumas fotos de Marcia e Feleipe!!!Vmos nos inspirar neles e pé na Estrada!!!...Parabens pela fotos e dicas...Já fizemos algumas viagens ao Chile, gostamos tanto q. stamos retornando...Ao estilo de Marcia e Felipe, mudando apenas o veiculo....Vmos de Camionete....Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nazira, Aproveitem muito a viagem, realmente foi um lugar que nos emocionou muito por termos conhecido. Boa viagem! Felipe

      Excluir
  11. Como estou indo conhecer a Carretera Austral em dezembro/2016, li o relato. Já conhece quase toda America do Sul - de camionete - MachuPichu, Titicaca, Atacama, costa Atlantica da Argentina, Ushuaia, Torres del Paine, Glaciar Perito Moreno, El Chalten (por sinal a primeira foto linda é do Cerro Fitzroy de El Chalten = Argentina e não Carretera Austral. Conheço toda ruta 40 Argentina incluindo Esquel, Bariloche, Neuquen e todo pampa argentino. Ficarei um mes pel ruta 7 do Chile de Puerto Montt a Villa O`Higgins , ida e volta. Se tiverem interesse de minhas aventuras mandem e.mail para dantediesel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir