"Nada emociona mais do que partir de si próprio rumo ao desconhecido. Na verdade... partir ao próprio encontro."

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Muitos Dias... mais um objetivo!

Pessoal,
Como todos devem ter percebido, estamos sem postar no blog há 2 dias... não foi por falta de assunto nem vontade, mas foram 2 dias bem complicados e também em lugares em que a internet é chamada "internet patagônica..." Na realidade é o seguinte, na Patagônia nada pode ser deixado para depois, se puder fazer agora, faça, porque amanha ou mais tarde podes não ter a chance de fazer. Isso vale para tudo, desde internet até abastecimento da moto ou um descanso reparador.
Bom, neste momento estou escrevendo de El Calafate, um cidade de 4500 habitantes, muito charmosa e sinceramente uma babel de idiomas. Realmente um lugar a ser conhecido. Quer dizer, os europeus já conhecem muito bem, só dá eles por aqui.
É tarde e amanha acordamos cedo para visitar o Glaciar Perito Moreno, em um passeio de dia inteiro. A Márcia neste momento está desmaiada de tão exausta dos ultimos 3 dias. Acabamos de chegar do restaurante onde degustamos um corderito patagonico com vinho tinto... Lá fora? Uns 4 ou 5 graus, COM VENTO!!! Um luar e céu estrelado. Estamos numa cabana, bem confotável, nada de mais, mas bem razoável. A estadia aqui é bem cara, afinal é uma cidade turística, mas sem muita empulhação, pode-se pagar em torno de 50/60 doláres e ficar bem. Por 140,00 doletas, excelentemente e por 245,00 no melhor hotel daqui, com direito a Golf Club... já deu para perceber que vimos todos e não estamos num Golf Club, rsrsrsrs.
Mas e para chegar aqui?
Dois caminhos podem ser feitos para chegar aqui de onde partimos. O primeiro e mais curto via Ruta 40 - Bajo Caracoles e o segundo bem mais longo via Caleta Olivia. Mas o primeiro é todo de rípio e como havíamos decidido antes de sairmos em viagem, somente resolveriamos qual o trecho quando chegasse a encruzilhada. Acontece que amigos haviam passado pela Ruta 40 há pouco dias e nos traziam notícias complicadas. Quer dizer, temos que lembrar que moto + garupa somam-se mais de 300 kg... Como havíamos experimentado o rípio do Chile, que é bem mais amistoso e compacto e já tivemos bastante dificuldade em vencer distancias maiores, pensamos que 600 km de rípio na Argentina seria demais. Em vôo solo talvez fosse viável, mas viagem de turismo, temos que pensar no conjunto e ai a coisa ficaria difícil. então decidimos fazer o caminho mais longo, porém de asfalto.
Saímos de Coihaique cedo da manhã,e seguimos por entre as montanhas com uma temperatura de 3 graus. Apesar disso, foi bem tranquilo e chegamos em Puerto Ing Ibanez sem problemas, por asfalto. Ao chegar encontramos 4 italianos que estavam fazendo Lima-Ushuaia, todos de KTM e preparados para o OFF-Road. Mas assim como nós, eles nào tinham o ingresso para o transbordador... ajeita daqui, corre dali e conversa com El Capitan e enfim embarcamos todos. Nem preciso dizer que ficamos todos amigos e viemos conversando o trecho inteiro de 3 horas ate Chile Chico. Trocamos adesivos e quem quizer ver a viagem deles pode olhar em www.lc8.org - em italiano, of course!!! Mas é o seguinte, todos umas figuras raras. Todos tem BMW também (aliás ao menos 2 motos todos tem...) mostraram fotos de viagens e vários lugares do mundo... Também apareceu um casal de alemães e bom, virou um negócio, uns falando ingles, outros espanhol, outros alemão, e um portunhol, misturado com italianonhol... vixi... mas todos mundo se entendendo bem.
Aliás, um deles nos convidou para ir a Bulgaria (partindo de Roma) passar um final de semana com ele e a esposa, a moto ele me empresta...(até poderia escolher BMW ADV...KTM 990...MV Augusta...) acho que vou ter que fazer um carnê para pagar as passagens, hahahaha.
Nos separamos após a chegada e nós tocamos para Caleta Olivia, região petrolífera da Argentina. Depois de muito vento lateral, chegamos ao Hotel... único apontado pelo GPS...(no outro dia descobri terem outros...)
PS: Los Antiguos, fronteira do Chile com Argentina é bem legale tem bons hoteis.
Partimos de Caleta Olivia com destino a Paraje Lemarchand, 538 km a frente pela Ruta 3. De saída, chuva, frio, muito frio e vento. A temperatura chegou aos 3 graus, mas a sensação térmica era de -2 porque não havia sol. Realmente foi um dia bem duro, com chuvas, temporais,e frio. Ah, a paisagem... nadinha... somente campos e campos de nada... e estradas retas.
Chegamos a Paraje Lemarchand as 16 horas, exaustos. É somente uma pousada no meio do nada, sem gasolina, mas incrivelmente confortável (+/- 50 doletas). Desmaiamos na cama e não havia internet para atualizar o blog.
Como falei, na Patagônia tudo pode mudar. Amanheceu lindo dia e com sol apesar da temperatura na casa do 5 graus. Saimos cedo para fazer os 400 km até Calafate. Cruzamos com muitos motociclistas voltando do encontro em Ushuaia. Nem tudo é maravilha... o vento nos castigou por uns 370 km... com um frio de rachar, pilotando em 45 graus sempre. Chegamos a 4 graus e sensação também negativa. A lampada do farol baixo da nossa BMW queimou no caminho... Ai vale aquele ditado, um homem prevenido vale por 2 e um homem prevenido com amigos previnidos vale por 4... Pedi ao nosso amigo Leandro que me emprestasse seu jogo de ferramentas extras para a BMW e ele, quando foi buscar me trouxe uma lâmpada de farol... e disse, não vai queimar, mas leva, afinal tá aqui no kit, manda bala.... Ainda não troquei, mas acho que não vai ser problema... VALEU LEANDRO!!!
Chegamos em El Calafate, encontramos todos da estrada, os italianos que vieram nos abraçar e o Thiago que nos deu o livro lá em Puerto Rio Tranquilo. Alías, é incrível as amizades que se faz na estrada da vida.
Uma informação para alguns, o caminho até El Chaltén (Fitz Roy) está todo pavimentado... tá barbada!
Uma coisa tenho aprendido aqui, não interessa o caminho, chegar no fim do mundo exige muito e tudo de todos nós. Se for pelo asfalto, será vento e frio, se for pela 40, rípio e falta de apoio, seja como for, quem quer chegar, vai ter que fazer a sua parte e mais, só conseguirá se a Mãe Natureza permitir, senão, de moto, nada feito.
Mas mais de uma vez hoje, com frio de congelar os ossos, mão doendo, braços exaustos de segurar a moto de lado pensei que não queria estar em nenhum outro lugar que não este, inóspito, difícil e ao mesmo tempo tão maravilhoso. Aqui extremo ganha um novo sentido, distância não se mede em KM, mas em tempo e amizades... bom venham e descubram!
Ficaremos ao menos uns 2 dias por aqui para descansar e recobrar as forças e depois, HASTA EL FIN DEL MUNDO, ou como meus amigos italianos dizem HASTA EL FONDO!!!
Estamos recebendo muitas mensagens de amigos (CP, Cicero e Mi,Guilherme - vai de GS se for com garupa - Charles - la policia hay nos tratadado muy bien!, Renato, Marcelo e Larissa, Evanio...- só do ultimo post), seja aqui, seja por mail, estamos tentando responder a todos, mas tá difícil, então, considerem-se agradecidos e tenham a certeza que estamos tentando manter o mais atualizado que nossas forças permitem!!!
PS: O SPOT tá seguindo firme, tenho visto!
Algumas fotos para ilustrar estes momentos e ver e rever estas fotos nos deixam mais motivados para ir AVANTE!!!
Abraços!!!

1. Nada como pedir com o argumento certo! La Camiñera! Hehehehe
    Parabéns pela ponderação e disposição!
    Viu a aventura ainda continua uma aventura!
    Grande amplexo
    Charles

2. Beleza!

Valeu as info sobre o asfalto até o Fitz Roy! Uuuuu!
    O que o pessoal que fez a Ruta40 comentou? Tá complicada ou é possível para "mortais"?
    Sobre a lâmpada do farol da GS, a minha dava esse problema mas descobri, em Malargue num eletricista de fundo de quintal, que era mau contato! Então, antes de "jogar fora" a lâmpada estragada, teste-a!

Adiante! hehehe

Abr.,
    CP!

3. Olá, Felipe e Márcia:

realmente uma AVENTURA!, e, como toda a aventura, estou no lugar que mais gosto de vivê-la: sentada no meu lar.
    Que bom que vcs estão curtindo!
    Fiquem com Deus!
    Abçs,
    Maria Valéria.

4. Ai FELIPE, Q SHOW DE VIAGEM PARABENS, Vão com cuidado, estamos no teu rastro pelo SPOT !!!

Grande Abraço
    Leandro Aggens

5. Caríssimos,

Continuem firme,diariamente farei minha parada no blog, que já está devidamente registrado no meu.

Eu não sei o roteiro de vocês, mas caso tenham um tempinho eu sugiro irem até Torres del Paine (CH)- é de tirar o fôlego de tão bonito. Para isso é só pegar a 40 até Esperanza e daí entrar a direita na 7 (esse trajeto é todo asfaltado). Saia da Argentina por Cancha Carrera e entre no Chile por Cerro Castilho.

É só um palpite.

abs

Evanio Machado

6. Oi Felipe,
    Estamos viajando com vocês!

E aprendendo horrores....

Sucesso!

Maho.

7. Estimados amigos Felipe e Marcia, saudações gaudérias,

Vcs estão de parabéns pela a aventura e pela coragem. É exatamente assim, quando não é o rípio, é o vento, o frio, a chuva. É difícil, mas é um difícil gostoso, possível para qualquer mortal.
    Vc foi muito feliz e prudente em sair da ruta 40, pois sei que provavelmente enfrentariam esse mesmo vento da ruta 3 no rípio, e com garupa complica mesmo. Como eu brinco dizendo, prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém.
    É isso continua com cuidado e sempre avante com muita alegria, que a felicidade vai se descurtinando a frente de vcs.
    Relato e fotos, Dez!!!
    Continuem com ótima viagem com a proteção dos anjos de guarda.
    Fraterno motoabraço - Renato Lopes

8. amigos mios que pasa
    enviame un correo a info@gemica.com y hablamos.... estamos en Italia y la vida sige come siempre...acqui te espero y puede ser que en marzo voy a chile para el motogirosudamerica organizado por un amigo mio italiano ciao y hasta al fondo....saludame tu esposa ciao ciao